terça-feira, 12 de abril de 2011

Maquiagem da antiguidade à modernidade

É no antigo Egito que vamos encontrar os primeiros testemunhos do uso de cosméticos. Os faraós tinham nas perucas coloridas formas de distinção social e consideravam a maquilagem dos olhos ponto de destaque fundamental para evitar olhar diretamente para Rá, o deus -sol.




As misturas de metais pesados davam o tom esverdeado para impregnar e proteger as pálpebras dos nobres. É também com a civilização egípcia que surge a distinção: “Mulher de pele clara” e “Homem de pele escura”. Cleópatra bem representou o ideal de beleza daqueles tempos. Carismática e poderosa, a Cleópatra imortalizou seu tratamento banhando-se em leite, cobrindo as faces com argila e maquilando seus olhos com pó de khol.





Aproximadamente em 150 AC o físico Galeno criou o 1o creme facial do mundo, adicionando água à cera de abelha e óleo de oliva. Mais tarde o óleo de amêndoas substituiu o azeite e a incorporação de bórax contribuiu para a formação da emulsão, minimizando o tempo de processo. Estava aí a primeira base para sustentar os pigmentos de dióxido de titânio e facilitar a aplicação na face; nascia a base cremosa facial.
É somente no século XX, com os avanços da indústria química fina, que os cosméticos se tornam produtos de uso geral. Em 1921, Paris é palco de uma verdadeira revolução na história do batom; é primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e vendido em cartucho. O sucesso é tal que em 1930 os estojos de batom dominam o mercado americano, trazendo uma nova fase para o desenvolvimento destas formulações. A morena Marilyn Monroe usava maquilagem clara e pintava lábios vermelhos intensos, atraindo e intensificando sua feminilidade.



O maquilador americano Kevyn Aucoin conta que em 1967, ainda criança, quando confundiu a maquilagem branca -rosada intensa de uma vendedora de cosméticos com a aparência deixada pela aplicação de loção de calamina. Esta mistura de óxido de ferro vermelho e óxido de zinco era muito usada, na época, para aliviar o desconforto causado por picadas de insetos. A ingenuidade de Kevyn levou-o à comentar com a moça o quanto ele estava penalizado por sua dor! Como resposta deparou-se com um silêncio sepulcral, que só foi entendido pelo menino quando sua mãe, já a caminho de casa explicou que se tratava de maquilagem e não remédio… Na década de 70 as cores de maquilagem tornaram-se populares, acompanhando as coleções de alta-costura francesa, italiana e inglesa.

Cada vez que um grande costureiro lançava uma nova coleção de cores e formas para as roupas, lá vinha um tom de sombra específico para os olhos, uma nova cor de boca. Dior, Chanel, Yves Saint Laurent e todos os grandes fabricantes ousavam e enchiam os olhos das mulheres de todo o mundo com suas criações cada vez mais tentadoras. E é no final da década de 80 que entram em lançamento as fórmulas evoluídas para cosméticos pigmentados. Às beiras do novo milênio finalmente entram em cena fórmulas baseadas em tecnologia de vanguarda, cujo uso garante propriedades bem interessantes para nossa beleza, como proteção solar, umectação e controle do envelhecimento da pele.
Nos anos 90 a era do benefício visível ganha importância vital. A haute couture toma rumos inteligentes nesta nova era. Estilistas ingleses de vanguarda como John Galliano e Alexander McQueen vêm dar uma ventilada nas conservadoras Dior e Givenchy, alterando mais uma vez a história da moda & make-up. Hoje podemos nos beneficiar do produto que colore e trata a pele, limpa, perfuma e protege os cabelos, como nunca antes na história da humanidade. Yohji Yamamoto, Rei Kawakubo, Helmut Lang e Ann Demeulemeester apontam para uma nova era, a era da Beleza Inteligente, onde cada ser possa encontrar seu equilíbrio na roupa, no cheiro e na cor.

A maquiagem para homens

1- Sabemos que a mulher é um símbolo de vaidade. Atualmente os homens ‘descobriram’ essa vaidade. Os homens estão buscando dicas de beleza, em especial a maquiagem?

O homem moderno tem se preocupado cada vez mais com sua aparência e auto-estima, tanto do corpo quanto do rosto e, por isso, tem recorrido aos truques de maquiagem para destacar seus pontos fortes, realçar o olhar, valorizar a boca e disfarçar eventuais imperfeições tais como: poros dilatados, marcas de acne, manchas, olheiras, cicatrizes etc.

2- A maquiagem usada em homens é a mesma para mulheres?

A maquiagem utilizada por homens pode ser a mesma utilizada por mulheres, desde que adequada ao tipo de pele – oleosa, seca, mista – e ao tom da pele propriamente dito. No entanto, a indústria cosmética, percebendo o crescente interesse dos homens por maquiagem, tem tentado agradar e conquistar cada vez mais esse público masculino, lançando no mercado produtos elaborados especialmente para eles.



3- Qual é a parte do rosto, ou corpo, que eles mais querem destacar com a maquiagem?

A parte do rosto a ser destacada depende (e muito) de quanto o homem se sente a vontade para explorar os benefícios que a maquiagem pode proporcionar.

Os homens mais discretos costumam utilizar maquiagem para uniformizar a textura e o tom da pele do rosto e eliminar o brilho deixado pela oleosidade natural da pele, utilizando, para isso, as bases, os corretivos e pós faciais.

Alguns ainda costumam enfatizar os traços masculinos, maquiando e buscando efeitos que valorizem o nariz, o queixo e testa, deixando estas partes do rosto ainda mais em evidência ou disfarçando-as, através da chamada “maquiagem corretiva”.

Já os mais ousados, arriscam mais: destacam o olhar delineando os olhos com lápis para olhos ou delineadores, ou usando máscara para os cílios; fazem uso dos blushes para corar as maçãs do rosto e dar um ar de saúde à pele; fazem uso de batons “cor de boca” ou gloss para chamar atenção para os lábios.

4- Quem procura mais, homens heterossexuais ou homossexuais?

A procura por maquiagem por homens heterossexuais ainda é tímida, mas promissora e tem crescido cada vez mais. Quanto aos homens homossexuais, a procura por maquiagem é semelhante àquela empreendida por heterossexuais. No entanto, há que se fazer a distinção: aqueles que se comportam à semelhança das mulheres consomem e ousam mais.




5- Mulheres, esposas, namoradas incentivam os companheiros a se maquiar? Elas os acompanham nas sessões?

As mulheres incentivam seus maridos ou namorados a se maquiarem, encorajando-os e mostrando que maquiagem tem lá seus benefícios e não é nenhum “bicho de sete cabeças”, e até os acompanham no ato da maquiagem como uma forma de incentivo.

6- Em que situação eles mais procuram o serviço de maquiagem:festas,apresentações?

Os homens costumam procurar os serviços de maquiagem nas ocasiões especiais como formaturas, casamentos, grandes festas, reuniões de negócios e eventos de grande repercussão profisional, ou até mesmo pra a balada.

Mas já há quem faça uso da maquiagem na sua rotina diária, pois os ítens de maquiagem tem agregado em suas fórmulas verdadeiros tratamentos estéticos típicos da cosmética: têm apresentado fator de proteção solar, proporcionam a hidratação da pele, previnem e tratam a acne, e fazem, até mesmo, prevenção de rugas e linhas de expressão.

7- Qual a sua opinião a respeito desse desejo masculino por maquiagem?

O desejo masculino por maquiagem não é simplesmente futilidade ou vaidade, mas sim uma questão de auto-estima, de querer se sentir bonito, seguro de si , e principalmente, de gostar de si mesmo e se cuidar.
 

Até hoje ainda existe muito preconceito com maquiagem masculina, muitos homens acha que isso é coisa de mulher, mas na verdade a maquiagem para homem é muito usada no dia a dia, independentimente do trabalho.
É claro que eles não usam a mesma quantidade de maquiagem que uma mulher necessita, na verdade os homens buscam na maquiagem deixar a pele do rosto mais uniforme, lisinha ajudando a esconder as marcas de expressão e pequenas rugas.
A maquiagem para homem é muito básica necessita apenas de base, hidratante labial e um lapis para os olhos na cor marrom, para não ter erros e nem e excessos.
Confira abaixo passo a passo da maquiagem para homens:

1° Rosto:
Passe a base, com a ajuda de um pincel ou esponja nas área do nariz, testa e queixo. Não é necessário passar nas bochechas, para não ficar muito carregado, só se a pele estiver com manchas.
Aplique onde tiver alguma espinha, apenas com batidinhas das pontas dos dedos, bem de leve sem espalhar.


2° Olhos:
Use um lápis de olho, de cor marrom e passe na parte superior dos cílios com um fino traço e bem rente.

3° Boca:
Use apenas hidrante labial que não tenha brilho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 razões para você usar Suspensório Masculino! #Suspenders

1.     É possível usar com tudo!  Calça e camisa social, calça e camisa jeans, e até com bermudas e regatas…   2.   É...