sexta-feira, 22 de julho de 2011

Guia para descobrir Buenos Aires


Ruas charmosas, cafés elegantes, lojas de grife com preços atraentes. Se você nunca foi à capital da Argentina, prepare as malas e siga nossas dicas



Caminito é um dos pontos turísticos obrigatórios em Buenos Aires

Se você nunca cruzou as fronteiras do Brasil, saiba que Buenos Aires pode ser um excelente ponto de partida. Em viagens internacionais, a cidade é odestino preferido da maioria dos brasileiros para aproveitar feriados prolongados. Alguns arriscam até passar o fim de semana no vizinho. Não faltam atrações para visitar a cidade e voltar a ela inúmeras vezes.
Passear pelas ruas charmosas da capital argentina é sentir a presença da Europa sem cruzar o Oceano Atlântico. Aos amantes de cultura, Buenos Aires é um prato cheio. Lá fica o Teatro Cólon, uma das melhores arenas de Ópera do mundo. Não gosta de Ópera? Que tal tomar um café na livraria El Ateneo, considerada uma das mais belas do planeta?
Para quem gosta de fazer compras, Buenos Aires também é um prato cheio. Entre as dicas, a Calle Florida, no centro, e o bairro de Palermo. O melhor de tudo: é possível voltar com as malas cheias sem voltar com os bolsos vazios. O Peso, moeda local, passou a maior parte de 2010 valendo menos do que a metade do Real. Aos bons de garfo, Buenos Aires também tem ótimas opções de restaurantes. Reserve o espaço para a sobremesa feita a base de Dulce de Leche  






CENTRO

No centro, estão os principais cartões-postais da cidade, como a Casa Rosada

Ali estão os principais cartões-postais da cidade, como a Plaza de Mayo (onde está a Casa Rosada), o Palácio do Congresso Nacional, alguns dos baresmais  notáveis da cidade, como o Café Tortoni, a Calle Florida (para quem quer fazer compras) e a Avenida 9 de Julio, que ostenta o Obelisco no cruzamento com a Avenida Corrientes.
Café Tortoni - Av. de Mayo 825, Centro. 4342-4328.
Casa Rosada - Balcarce, 50, Plaza de Mayo. 4344-3802. De segunda à sexta, das 10h às 18h. Domingo, das 14h às 18h.
Congreso Nacional de la Nación - Hipólito Yrigoyen, 1835, Centro. 4010-3000.

PUERTO MADERO 

Puerto Madero tem boas opções de restaurantes na beira do canal do Rio da Prata

A região mais moderna da cidade. O antigo porto de Buenos Aires foi revitalizado a partir de 1996 e, atualmente, mantém algumas das propriedades residenciais mais caras da América Latina, além de boas opções de restaurantes na beira do canal do Rio da Prata, em seus armazéns de tijolo à vista.
Restaurante Cabaña Las Lilas - Alicia Moreau de Justo, 550, Puerto Madero. 4315-4417.
Restaurante Chila -  Alicia Moreau de Justo, 1160, Puerto Madero. 4343-6067.

RECOLETA

Figura é um dos adornos do cemitério da Recoleta

É um dos bairros mais bonitos de Buenos Aires. Na Avenida Alvear, palácios históricos ao estilo francês e lojas de grifes. Já na Plaza Francia está o shopping Buenos Aires Design, o Centro Cultural Recoleta, o Cemitério Recoleta - onde está o mausoléu de Evita Perón - e a Basílica Nuestra Señora del Pilar. Aos finais de semana, a praça abriga uma feira de artesanato. Ali pertinho estão também o imponente edifício da Faculdade de Direito, contrastando com a moderna Floraris Genérica. Esta flor gigante de aço e alumínio abre suas seis pétalas ao amanhecer e fecha ao anoitecer.

Shopping Buenos Aires Design - Avenida Libertador e Pueyrredón. 5777-6000. De segunda a sábado, das 10h às 21h, domingo e feriados, das 12h
Centro Cultural Recoleta - Junín, 1930, Recoleta. 4803-1040.  De segunda à sexta, das 14h às 21h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 21h.
Cemitério Recoleta - Junín, 1760, Recoleta. 5614-8869. Todos os dias, das 8h às 18h. Visitas guiadas gratuitas no último domingo de cada mês, às 14h30.
Basílica Nuestra Señora del Pilar - Junín, 1904, Recoleta.  4806-2209.

PALERMO

Buenos Aires está repleta de grandes parques, como os bosques de Palermo

O bairro mais descolado da capital portenha, com muitas lojas de designers argentinos, além de grifes modernas. Há também várias opções de cafés, bares e restaurantes. À noite, o bairro fica lotado e é o destino certo para quem procura badalação.
Crobar - Marcelo Freyre, s/n, Paseo de la Infanta, Palermo. 4778-1500. Festas às sexta e aos sábados, a partir das 23h30.
Restaurante Osaka - Soler, 5608, Palermo. 4775-6964.
Bar 06 - Armenia, 1676, Palermo. 4833-6807.

LA BOCA

Dança folclórica argentina em restaurantes do Caminito

Uma dica é passar a primeira parte da tarde de domingo assistindo a um espetáculo de dança folclórica argentina em um dos restaurantes do Caminito (a rua mais turística do bairro). Aproveite para tirar muitas fotos de suas casas coloridas. Os fanáticos por futebol podem aproveitar para conhecer o estádio La Bombonera, do time Boca Juniors. De lá, siga para a Feria de San Telmo.
Estádio Alberto J. Armando - La Bombonera e Museo de la Pasión Boquense.  Brandsen, 805, La Boca. 4362-1100. Todos os dias, das 10h às 19h.

SAN TELMO

Mercado de San Telmo, um dos bairros mais históricos de Buenos Aires

A feira na Calle Defensa, aos domingos, é indispensável não só para comprar antiguidades e artesanatos, mas também para conhecer um dos bairros mais históricos da cidade. Há muitas opções de restaurantes, casas de tango e pequenos cafés.
Feria de San Telmo - Defensa, da Plaza Dorrego à Plaza de Mayo. Domingo, das 11h às 19h.
Mercado de San Telmo - Defensa, 1179 / Estados Unidos, 460, San Telmo. De terça à sexta, das 10h30 às 19h30, sábado e domingo, das 9h às 20h

Entre os museus de nossos vizinhos, algumas celebridades roubam a cena, com acervos exclusivos: Diego Maradona, Jorge Luis Borges, Evita Perón e Carlos Gardel. Conheça os destaques


Você pode até não concordar que Diego Maradona seja o melhor jogador do mundo, mas vale um lugar no panteão dos melhores. Em Buenos Aires, omuseu do Boca Juniors tem uma galeria só para ele e ostenta uma estátua de três metros do Dieguito. É apenas um exemplo de como nossos vizinhos adoram valorizar seus ídolos. Outras celebridades de lá também possuem um espaço dedicado a sua vida e obra.
Quer ver desenhos e manuscritos de Jorge Luis Borges, que inspirou o último livro de Paulo Coelho, O Aleph? Ou prefere conhecer a casa de Carlos Gardel e cantarolar na sala onde ele fazia seus ensaios? Talvez seu interesse seja entender um pouco a adoração dos argentinos por Evita Perón. Seja qual for sua celebridade argentina favorita, todas têm museus com acervos exclusivos. Confira seus destaques: 






























EVITA



Eva María Duarte de Perón, conhecida mundialmente como Evita, foi atriz, líder política e primeira-dama argentina quando seu marido, o general Juan Domingo Perón, foi eleito. Carismática, em pouco tempo, Evita ela tornou-se uma das figuras mais emblemáticas da Argentina. O museu em sua homenagem está instalado na casa onde ela manteve uma fundação de apoio a mulheres entre as décadas de 1940 e 1950.

Nos anos 2000, o edifício foi transformado em um espaço que reflete sua vida, obra e pensamento. Os objetos expostos foram cedidos pela família de Evita e por colecionadores, e estão divididos entre diferentes fases de sua vida: a infância, os tempos em que trabalhou como atriz, seu casamento com Perón e sua morte. Há diversas fotografias de sua vida pessoal e política, roupas, sapatos e adereços originais usadas por ela, documentos oficiais, projeções audiovisuais, além de exposições temporárias.
Museo Evita: Lafinur, 2988 – Palermo. Tel.: 4807-0306. De terça a domingo, das 11h a 19h. Entrada: 15 pesos, com visita guiada 25 pesos.

JORGE LUIS BORGES

Centro Cultural Borges mantém um espaço em homenagem a Jorge Luis Borges

Na Galeria Pacifico, em meio à movimentada calle Florida, está o Centro Cultural Borges. Criado em homenagem a Jorge Luis Borges, um dos principais escritores argentinos, o lugar reúne mostras e cursos de cinema, dança, literatura e arte em geral. No espaço dedicado exclusivamente ao escritor, há uma exposição permanente dividida em seis períodos de sua vida: antepassados, nascimento e infância, adolescência, juventude, idade adulta e últimos anos.
É possível ver fotografias, reprodução das capas originais de seus livros, textos pessoais, desenhos e poemas de sua autoria. Borges publicou seu primeiro livro de poemas, Fervor em Buenos Aires, em 1923. A partir daí, escreveu diversos livros como História Universal da infâmia, Ficções e O Aleph, que inspirou o último livro de Paulo Coelho. Tornou-se um dos mais importantes escritores da América Latina e recebeu prêmios em países como Itália, França, Inglaterra e Espanha.
Centro Cultural BorgesViamonte, 500 – Retiro. Tel.: 5555-5359. De segunda a sábado, das 10h às 21h. Domingo, das 12h às 21h. Grátis.

CARLOS GARDEL



Ele é o mais famoso cantor de tango argentino. Ao que consta oficialmente, Gardel nasceu em Toulouse, na França, em 1890, e chegou a Buenos Aires aos dois anos de idade. No entanto, muitos dizem que, na verdade, ele nasceu em Tacuarembó, no Uruguai. Controvérsias à parte, o cantor iniciou sua carreira ainda jovem, quando ficou conhecido como El Morocho del Abasto. Abasto é o bairro onde morava e está instalado seu museu, na casa em que passou seus últimos anos.
O lugar foi restaurado e conserva patrimônios da obra de Gardel. Estão praticamente intactos o banheiro, a cozinha, o escritório e a sala principal, lugar em o cantor costumava ensaiar. Os cômodos são recheados por objetos pessoais, fotografias, além de projeções da época em que participou de filmes, como Nobleza Gaucha, projetando seu sucesso em diversos países.

Museo Casa Carlos Gardel - Jean Jaurès, 735 – Abasto. Tel.: 4964-2015. Segunda, quarta, quinta e sexta, das 11h às 18h. Sábado, domingo e feriados, das 10h às 19h. Entrada: 1 peso.


MARADONA



O museu é dedicado ao Boca Juniors e não exclusivamente a Maradona. No entanto, vale a visita de quem está interessado na vida do polêmico ex-jogador e técnico argentino. O Boca é o time do coração de Diego Armando Maradona, onde ele começou sua história no futebol e terminou a carreira de jogador. O museu, instalado dentro do estádio boquense La Bombonera, conta a trajetória do time e a história do bairro La Boca – onde está o Caminito, uma das ruas mais turísticas de Buenos Aires.
Mas, sem dúvida alguma, Maradona é a grande estrela do lugar: há umaestátua de três metros de altura em sua homenagem logo na entrada, projeção de vídeos dos ídolos do time, com destaque para Diego, exposição das camisas usadas por ele e diversas fotografias que lembram suas conquistas no time. Para o Boca, Maradona é “gênio e paixão”.
Museo de la Pasión BoquenseBrandsen, 805 - La Boca. Tel.: 4362-1100.  Todos os dias, das 10h às 18h. Entrada: 28 pesos, 35 pesos com visita ao museu e ao estádio e 40 pesos com visita guiada.





Das hospedagens mais simples às mais sofisticadas, sugerimos boas opções de hospedagens na capital argentina 


Chile, 368, San TelmoTel: 4300-6819.


Milhouse Youth Hostel
Av. de Mayo, 1245, CentroTel: 4383-9383

Emilio Zolá, 5185, PalermoTel: 4772-0289

Gorriti, 5641, PalermoTel: 4776-5030

Marcelo T. de Alvear, 1683, CentroTel: 4814-8700

Carlos Pellegrini, 877, Centro
Tel: 5239-1000

Av. Alvear, 1891, RecoletaTel: 4808-2100.






Fonte IG
























.                                                                              












Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 razões para você usar Suspensório Masculino! #Suspenders

1.     É possível usar com tudo!  Calça e camisa social, calça e camisa jeans, e até com bermudas e regatas…   2.   É...