Em Tel Aviv, o novo e o antigo se misturam. Na cidade, museus e monumentos históricos convivem em harmonia com modernos prédios, numa das cidades mais cosmopolitas do Oriente Médio. A cidade é altamente cosmopolita, segura de mente vanguardista, com praias maravilhosas e onde andar de bicicleta é a melhor opção. O fato de possuir uma grande universidade e muitos museus, fazem com que Tel Aviv seja um berço de produção cultural no campo da música, cinema e arte em geral. Possui também uma grande comunidade gay, podendo ser comparada à São Francisco.
A qualidade de vida é levado muito a sério, não existe extremismo de pobreza e riqueza. Tudo na medida. Agora o barato, é que Tel Aviv é uma bolha de tolerância onde gays, héteros e moderninhos em geral, vivem em paz e harmonia em pleno oriente médio, cercado de um fundamentalismo homofóbicos de islâmicos e judeus.
Tel Aviv é justo o oposto de Jerusalém. A cidade, que começou apenas com uma bela faixa de areia do Mediterrâneo, agora cresceu e virou uma metrópole que nunca dorme. Sem lugares sagrados e qualquer indício histórico antes de 1909, quando foi fundada, a Grande Laranja, como é chamada, é uma cidade tipicamente ocidental. Pelo menos no estilo de vida.
É na capital cultural e comercial de Israel onde estão os principais jornais, as galerias de arte, os grandes shows, as melhores lojas e até a indústria do sexo do país. A Tel Aviv de hoje cresce na esteira de um boom econômico high-tech. A paisagem local está mudando com arranha-céus de vidro a perder de vista, mas sempre com estilo e bastante criatividade.
Para os consumistas de plantão, esqueça, pois em Tel Aviv não há shoppings incríveis, o foco não é comprar, comprar e comprar; mas sim, curtir e sorver tudo que a cidade lhe oferece; Claro, existem lojas de marcas conhecidíssimas na Rua Dizengoff, onde vale à pena bater pena. Ótimos restôs se espalham ao longo dessa mesma rua como o imperdível Orna vélla, que oferece um cardápio de culinária fusion israelense num ambiente aconchegante e cool.
Com praias urbanas incrivelmente estruturadas, ótimos museus e uma tendência de preservação e restauração latente, Tel Aviv é uma aposta cada vez mais atraente. Se a paz for permitida, esta será como a Cingapura de um novo Oriente Médio.
A Hilton Beach é o ponto de partida para conhece o espírito gay da cidade, a praia é cheia todos os dias e oferece espreguiçadeiras, bares, ducha e um social pra lá de frenético. Para quem não sabe, os israelenses são diretos e muito abertos. Em especial com turistas estrangeiros vindo do Brasil.
Noite
Quando a noite cai, a cidade acorda ainda mais com seus inúmeros bares e boates. Para o público gay, opções não faltam, mas cito em especial o divertidíssimo Evita, o mais antigo da city e onde Drag Queen´s se apresentam até o último cliente. Vale dizer que esse bar só tem hora para abrir, ao meio dia.
Neve Zedek – Passar por esse bairro é obrigação de qualquer turista que procura diversão. Um dos primeiros bairros judeus da cidade, e que já foi bem pobre no passado. Hoje em dia é o templo dos boêmios com diversos bares e casas noturnas de extrema qualidade, boutiques exclusivas, restaurantes da moda e conseqüentemente, a concentração de um público muito interessante, composto de artistas e pessoas descoladas.
Namal – Com nomes como Infected Mushroom saídos de Israel, a cena msuical não poderia deixar de representar. Em Tel Aviv em geral tudo começa mais tarde, por cerca das 23 horas e é só lá pelas 2 horas que tudo começa a ferver. Namal, ou a zona portuária se preferir, é ideal para começar a noite. Os velhos hangares foram adaptados para abrigar restaurantes, casas noturnas e festas a céu aberto, todas muito cool.
Clara – Para se jogar na pista e ainda poder olhar para o mar, esse é o seu lugar. Uma balada enorme ao ar livre, próxima à parte sudoeste da praia de Tel Aviv. É aqui que você deve ir para conhecer uma tradicional noite da cidade. Informações: Endereço: Passagem Koifmam, nº1. Telefone: 972-3-5102059.
Shalvata – Durante dia, e no meio da semana, esse quiosque à beira mar é freqüentado por famílias com crianças que buscam apenas um lugar para comer na praia. Mas nos fins de semana à noite o cenário muda, e o ambiente aberto torna-se lotado, sendo considerado um point para ir antes ou depois de uma balada. Informações: Endereço: Porto de Tel Aviv, na parte antiga. Telefone: 972-3-5441279.
Galina – Um dos hotspots favoritos de Tel Aviv, também localizado na região do porto. No verão a festa acontece do lado de fora da casa aproveitando o clima ameno, e no inverno a qualidade é a mesma porém, indoor. Para entrar é necessário ir minimamente bem vestido e pessoas que vierem diretamente da praia serão barrados. Informações: Endereço: Porto de Tel Aviv, Hangar nº19. Telefone: 972-3-5445533.
Moadon Hateatron – Sucesso entre um público composto por jovens, essa casa noturna na parte sul da cidade possui uma larga pista de dança, um pouco cavernosa, que fica cheia até o fim da madrugada. Ótimas opções no bar e eventualmente shows de bandas ao vivo. Informações: Endereço: Jerusalem Boulevard, nº10. Telefone: 972-3-6823010.
Ha Oman 17 – Aberta em 2005, a balada cujo nome em hebreu significa “O Artista” teve um sucesso explosivo e vertiginoso em pouco tempo. Os melhores DJs da cidade batem cartão por lá. Possui três ambientes musicais diferentes, cinco bares, um sistema de luzes hipnótico e o sistema de som que é bastante impressionante até para os veteranos da noite. Informações: Endereço: Rua Abrabanel, nº88. Telefone: 972-3-6813636.
Maxim Club – O templo undergorund de Tel Aviv possui um público fiel de apaixonados pela música que se encontram para apreciar um bom som em uma atmosfera bastante agradável e sexy. DJs locais e internacionais passam por lá para explorar o melhor do house e Techno. Antes de entrar na casa, aproveite que no mesmo prédio está o Ozen Bar, uma boa dica para o esquenta pré-balada. Informações: Endereço: Rua King George, nº48. Telefone: 052-6242454.
The Barbie – Para quem não é muito fã de uma pista de dança, este pode ser o seu lugar. Com programação musical bastante variada, a casa localizada no parte sul de Tel Aviv toca rock, música israelense, jazz e o que mais der na telha de seus donos. Para saber se a noite irá te agradar basta passar na frente e ver a fila antes da The Barbie abrir. Você pode encontrar góticos tatuados e com cabelo colorido, pessoas na mais casual calça jeans e camiseta, playboys engomados entre outras tribos. basta escolher o público que você se encaixa e aproveitar a noite. Informações: Endereço: Rua Kibuz Galoyot, nº52. Telefone: 972-3-5188123.
Jah Pan – Um ambiente menor e mais intimista do que a maioria das casas de show em Tel Aviv, a Jah Pan é um lugar bastante agradável apara apreciar música com bastante conforto. A programação é variada e vai do jazz ao reggae, passando por voz e violão e até música africana é tocada lá. A miscelânea de sons é um achado para quem gosta de fazer coisas diferentes. Informações: Endereço: Rua Comfort, nº11. Telefone: 972-3-6814827.
Após uma badalação com direito a tudo, pois você está em Tel Aviv, o jeito é revigorar as baterias no Benedict, aberto 24hs e que serve um farto café da manhã.
Agora, se fortaleza tem a noite de segunda-feira mais badalada do Brasil, Tel Aviv carrega esse mesmo título no oriente médio. É meus caros! Na segunda acontece à noite “Eurovison” (festival europeu de musica popular), o Ashmoret (clube temático) e o Laika (quintessência da modernidade com ótimos DJs e pista animadíssima).
Nenhum comentário:
Postar um comentário