A grife Gucci decidiu festejar o seu aniversário de 90 anos com a inauguração de um museu celebrando sua história. Porém, mesmo se a capital da moda italiana é Milão, a marca escolheu Florença para sediar o projeto. A cidade toscana foi o berço da empresa, que hoje pertence ao grupo francês PPR, número dois mundial do luxo.
Segundo o presidente da grife, Patrizio di Marco, “Gucci possui arquivos de peças vintage que nunca foram mostrados ao público”, e o projeto do museu visa tornar esse patrimônio conhecido dos amantes da moda. O museu foi construído em um prédio de três andares e conta com mais de 1700 m² de salas de exposição e uma biblioteca.
A empresa Gucci foi criada em 1921 por Guccio Gucci, um ex-porteiro do hotel Savoy de Londres que se inspirou de sua experiência profissional para criar uma linha de bagagens e artigos de viagem. A grife ganhou fama entre os anos 50 e 70 e passou a ser reconhecida internacionalmente como uma das principais representantes da moda do país. A italiana Frida Giannini é a atual estilista da marca.
Para quem tiver a oportunidade de ir: o prédio está aberto todos os dias da semana, das 10h às 23h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário