Quem foi adolescente na época das "patricinhas" e "mauricinhos" certamente acompanhou a febre de seriados como "Barrados no Baile". Agora é na trama de Gossip Girl que a moda entre os riquinhos do pedaço está ganhando novas leituras, sob o nome de estilo preppy. O visual é cheio de elementos. Desde camisas pólo, listradas ou lisas, algumas bordadas com símbolos clássicos de esportes luxuosos, suéteres coloridos em xadrez, cardigãs, alfaiataria em shorts e vestidos, saias em xadrez - algumas plissadas como as usadas pelas tenistas de antigamente -, além de cintos em couro, acessórios vintage e sapatos oxford. Peças encontradas em marcas como Lacoste, Polo Ralph Laurent e Zara.
"Esse estilo é mais arrumado e carrega um ar de impecável. Por isso combina com quem quer transmitir esses valores e está disposto a manter uma postura coerente com a imagem", destaca a personal stylist Ana Paula Pedras. Para entender melhor é preciso antes de mais nada saber de onde vem o termo "preppy". Na verdade trata-se de uma abreviação da palavra "preparatório" em inglês, relacionado aos jovens norte-americanos que estão saindo do colégio e se preparam para entrar em universidades conceituadas, assim como acontece no seriado. Homens e mulheres que se preocupam com o visual e adotam alguns clássicos, que podem ter elementos esportivos do golfe, do tênis, também náuticos e, principalmente, dos uniformes escolares. Dessa forma é preciso cuidado porque o estilo não fica bem para tudo mundo, o risco de ficar infantil é grande. "Costumamos dizer que o preppy combina com mulheres de mais ou menos até 35 anos. É preciso cuidado também com a silhueta", alerta Monalisa Martins, professora da Escola de Moda Sigbol Fashion. Para a produção não ficar infantilizada, principalmente no trabalho, Pedras indica meias mais opacas, sapatilhas em tons neutros e materiais de qualidade. "Tecidos nobres como seda, algodão e lã são ideais". A personal stylist também ensina que o ideal é dosar referências desse visual e mesclá-las com o próprio estilo, ou seja, adotar elementos marcantes como saias rodadas, meias e tiaras em produções que tenham cara de atual. "Agora no inverno, por exemplo, as meias-calças estão super em alta, e são ótimos complementos. Os casacos com cortes clássicos e os trench coats também são uma boa opção".
"Não basta apenas ter roupas de etiqueta ou seguir tendências, é preciso ter elegância de várias formas."
Eu gostaria de não usar bermudas e shorts, até por morar em lugar frio onde é pouco comum. O que seria opção para calças que não sejam jeans?
ResponderExcluirsaias!!!
Excluirtipo curta e de couro!